Dia Mundial da Voz – 16 de abril
A voz é um dos principais meios de comunicação do ser humano.
A celebração do Dia Mundial da Voz tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. Um dos cuidados a ter e de modo a mantê-la saudável, é ir bebendo ao longo do dia, pelo menos cerca de 6 a 8 copos de água, mantendo assim todas as estruturas hidratadas. Mesmo quando emitimos apenas um som as cordas vocais vibram intensamente, a hidratação melhora a produção de muco contribuindo para a “lubrificação” deste motor.
Para além de beber água, existem outros cuidados a ter:
Evitar expor-se durante muito tempo ao ar condicionado
Ao retirar a humidade do ar, o aparelho resseca a mucosa do trato respiratório, exigindo um maior esforço muscular, tanto para respirar quanto para falar. Quem passa períodos mais prolongados em ambientes refrigerados deve aumentar a ingestão de água.
Evite fumar
A nicotina libertada pelo fumo do cigarro é depositada diretamente sobre as cordas vocais, provocando o seu inchaço. A longo prazo, a voz engrossa e perde a potência.
Cuidado com o álcool
Em excesso, o álcool produz um efeito anestésico e de relaxamento que atrapalha a monitorização do volume da voz e a articulação, aumentando o esforço vocal.
Encontre momentos de silêncio
Depois de falar muito, descanse a sua voz por 15 a 30 minutos. Os músculos que fazem mexer as cordas vocais também sofrem de fadiga.
Coma maçãs
A fruta tem efeito adstringente – dilui e limpa as secreções da boca e da garganta. Ao mastigá-la, também se exercitam os músculos articuladores.