Skip to content

A Importância do Rastreio em Terapia da Fala

Investigações recentes referem a existência de um elevado número de crianças com problemas de desenvolvimento, contudo uma grande percentagem destas crianças só são identificadas após a entrada na escola.

Atualmente proliferam os estudos que demonstram que crianças com alterações de comunicação apresentam dificuldades no domínio da aprendizagem da leitura e escrita, com impacto negativo no seu desempenho escolar, a curto e longo prazo, sabendo-se hoje que estas alterações, não só prejudicam o desempenho escolar como implicam repercussões a nível emocional, pessoal e social.

A identificação precoce destas alterações conduz a uma intervenção atempada, potenciando na criança o desenvolvimento máximo das suas capacidades, aumentando a sua participação nos diferentes contextos em que se move.

O rastreio em Terapia da Fala permite detetar e agir precocemente em casos que necessitem de intervenção, evitando dificuldades no rendimento escolar e no desenvolvimento psicoafectivo da criança.

Posteriormente, a intervenção terapêutica apresenta um prognóstico tanto mais favorável quando mais precocemente for iniciada.